terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Paulo Pelaipe: ‘O que marca é colocar faixa no peito do torcedor’

Paulo Pelaipe, de 61 anos, chega ao Flamengo nesta terça-feira para comandar o futebol do clube pelas próximas duas temporadas. A equipe do presidente eleito, Eduardo Bandeira de Mello, classifica o diretor executivo como um dos três maiores nomes da gestão profissional do futebol do Brasil na atualidade. Pelaipe trata o desafio como o auge da carreira, marcada por quase três décadas de trabalho no Grêmio. Uma trajetória iniciada na gestão do futebol de salão do clube, no fim da década de 70, e nas categorias de base.
Pelaipe presenciou e participou diretamente do nascimento do maior ídolo gremista. Oito meses depois de chegar ao clube, integrou a comitiva tricolor que foi a Bento Gonçalves na calada da noite para contratar Renato Portaluppi, o Renato Gaúcho. A promessa do Esportivo interessava ao Internacional, daí a urgência na viagem para a serra gaúcha.
Antes de ser executivo, Paulo Pelaipe foi dirigente não remunerado do Grêmio. Atuou como diretor de futebol quando o clube precisou se reestruturar para retornar à Série A. Em 2005, foi campeão da Série B com um elenco montado, em grande parte, por ele. Foi pessoalmente a Caxias do Sul contratar Mano Menezes, então técnico do Caxias - com quem voltaria a trabalhar no Corinthians, no qual atuou como consultor em 2009. A volta do Tricolor Gaúcho à Primeira Divisão é apontada pelo dirigente como um dos momentos mais emblemáticos na passagem pelo Olímpico.

Nenhum comentário: