quarta-feira, 11 de maio de 2011

Rio só emplaca 5 centros de treinamento para a Copa do Mundo de 2014

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 divulgou, no último sábado, a lista dos candidatos a Centro de Treinamento de Seleções (CTS). E o Rio levou uma goleada. Dos 145 locais pré-selecionados, apenas cinco são no estado. Enquanto isso, São Paulo conta com 64 centros de treinamento na lista - que ainda não é definitiva. Noventa CTS serão indicados oficialmente ao final das vistorias. Para ter uma noção de como ficou feio para o Rio, só a cidade de Goiânia teve sete centros indicados na lista. A cidade do Rio passa vergonha ainda maior, o Maracanã receberá a final da competição, mas os cariocas não tem nenhum CTS.
Búzios
O Búzios Esporte Clube é apenas um clube amador que disputa a liga municipal de futebol. Ainda assim, seu campo, em Manguinhos, entrou na lista do COL. A notícia chega a ser curiosa para uma cidade em que o único time que disputa uma competição oficial da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Fferj), o Sociedade Esportiva Búzios, aluga seu campo como estacionamento, como revelou matéria do jornal Extra.
Macaé
Inaugurado em agosto do ano passado, o Estádio Municipal Cláudio Moacyr, que é utilizado pelo Macaé, virou também casa do Flamengo durante o campeonato estadual e deve voltar a ser utilizado durante o Brasileirão. Com estrutura elogiada por técnico e jogadores, sua presença na lista não é chega a ser novidade. O Moacyrzão tem capacidade para 15 mil pessoas em três lances de arquibancada, mas ainda deverá ser ampliado.
 
Petrópolis
Se algum gringo olhar a lista dos CTS, é capaz de pensar que a cidade imperial é a casa do Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Os petropolitanos têm dois centros na lista, apesar do Serrano, seu único representante em algum campeonato oficial da Fferj, estar apenas na Série C. Seu estádio, o Atílio Marotti, com capacidade para menos de 10 mil espectadores, foi um dos indicados. Segundo a Tribuna de Petrópolis, o Movimento Esportivo de Petrópolis (MEP), uma ação voluntária de empresários, desportistas e autoridades, investirá R$ 5 milhões nele. Outros R$ 10 milhões serão injetados num centro de treinamentos no Vale do Carangola, que, ainda segundo a Tribuna de Petrópolis, pode mudar de local.
Teresópolis
A Região Serrana confirma sua vocação esportiva. Ao menos, é o que indica a lista do Comitê Organizador Local. Na cidade da Grande Comary, o Teresópolis Futebol Clube emplacou seu estádio entre os CTS. De acordo com o site do clube que disputa a Série B estadual, o Estádio Antônio Savattone já tem alojamento com quartos duplos, triplos, quádruplos e suítes para 82 pessoas. Além disso, conta  com refeitório, musculação, cozinha e lavanderia industrial, consultório dentário e médico e dois vestiários.

Nenhum comentário: