terça-feira, 19 de abril de 2011

TCU identifica problemas nos preparativos para a Copa de 2014

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou, nesta segunda-feira (18), um relatório sobre as obras para a Copa de 2014. Segundo o documento, dos R$ 3,5 bilhões previstos para a construção e a reforma de estádios, apenas R$ 6 milhões foram liberados pelo BNDES até agora, menos de 0,5% do total. E um dos motivos seria o atraso nos projetos.
O tribunal também destacou que os estádios de Brasília, de Natal, de Cuiabá e de Manaus correm o risco de não gerarem dinheiro suficiente para cobrir os custos de manutenção depois da Copa do Mundo.
Sobre os aeroportos, o TCU declarou que somente o de Guarulhos, em São Paulo, e o do Rio de Janeiro já começaram as obras.
A Infraero ainda não se manifestou sobre o relatório do TCU. E o Ministério do Esporte não vai se pronunciar sobre o assunto.
Na semana passada, em resposta a um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que criticou o atraso nas obras nos aeroportos, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, tinha dito que o cronograma estava sendo cumprido.
Sobre os estádios, o Comitê Organizador da Copa informou que, apesar de grande parte dos recursos ainda não ter sido liberada, nenhuma obra parou até o momento. O comitê declarou que está em contato permanente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e considera que não há motivo de preocupação.

Nenhum comentário: