quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gottardo avalia como boa experiência de técnico no Villa Nova-MG

Foi um período de viagens longas de ônibus por Minas Gerais, nada diferente de tantos outros clubes do interior do país. Wilson Gottardo, ex-jogador com passagens por diversos times do Brasil, entre eles Botafogo, Flamengo e Cruzeiro, teve sua demissão anunciada na última segunda-feira pelo Villa Nova, de Nova Lima, após levar o clube à quinta posição do Campeonato Mineiro, mas não conseguir a classificação para as finais da competição.
- O trabalho foi excelente se considerada as condiçõe estruturais. Foi um resgate de credibilidade e honra (do Villa Nova) que estava se perdendo nos últimos anos - disse Gottardo ao BOLA DE MEIA. - Fui bem avaliado pela mídia da capital e do interior. Estou muito feliz e até me surpreendi porque o trabalho superou todas expectativas.
Gottardo trabalhou com Sérgio Manoel e Valteir Gomes, seus auxiliares e que fazem parte de uma comissão fixa ainda em formação. O ex-jogador já conversa com alguns clubes, mas não há nada definido para onde irá. Afirmando ter sido influenciado por Ênio Andrade, orgulha-se de ter tido a chance de aplicar com sucesso uma metodologia própria.
- Testei algumas ideias minhas de desenvolvimento de relacionamento e de administração de profissionais. Coloquei em pratica e tive êxito. Quando eu falava, todos prestavam atenção. Raralmente alguém olhava para o chão - conta. - Estou no futebol há mais de 30 anos e fui capitão em 95% dos clubes. Vi de tudo um pouco, jogadores, técnicos, dirigentes e empresários. No Villa Nova, administrei 40 jogadores e não tive problemas graves.
No ano passado, Carlão, Gottardo, Sérgio Manoel e Túlio comemoraram os 10 anos do título brasileiro pelo Botafogo em 1995. Foto Fernando Maia / Agência O Globo / 19-12-2010
O ex-jogador afirma ter chegado ao clube com a missão de livrar o time do rebaixamento. Em 11 jogos, foram três derrotas, quatro empate e quatro vitórias, três delas fora de casa. Além das derrotas apertadas para Cruzeiro, por 1 a 0, e para Atlético-MG, 2 a 1, a partida mais significativa para o clube foi a vitória sobre o Democrata por 3 a 2. Há quase 24 anos que o Villa Nova não vencia o adversário em Governador Valadares. Com a quinta posição, o clube garantiu uma vaga na Série D do Brasileiro, que começa em julho.
- Eu tinha um trabalho para o estadual, não programei a Série D. Não houve demissão, minha participação foi encerrada com o término do campeonato - explica o treinador, que culpou "pessoas que acham que mandam no clube" pelo anúncio de sua demissão. Foi um período ótimo e tive apoio de toda a cidade e dos investidores do clube.
Antes de ter sua primeira experiência como técnico, Gottardo fez um estágio de nove dias no Chelsea, clube onde joga Ramires, que teve sua carreira administrada pelo ex-jogador. A vida de empresário, no entanto, ele diz ter deixado para trás há dois anos e meio. Se saiu da Inglaterra sem saber o número de campos no centro de treinamento do Chelsea, encontrou uma realidade completamente diferente no Villa Nova.
- Não tem nada lá. Só um estádio - conta. - Mas o que o Chelsea tem, nenhuma equipe do Brasil tem. Não existe nem comparação.

Nenhum comentário: