segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Platini ratifica oposição à tecnologia e teme que futebol vire vídeo-game

O presidente da Uefa, Michel Platini, ratificou nesta segunda-feira sua oposição ao uso da tecnologia no futebol, mais especificamente em lances duvidosos envolvendo a bola e a linha do gol, como na Copa do Mundo, na partida entre Alemanha e Inglaterra. Tudo por conta das discussões reabertas na última semana pela International Board, entidade que controla as regras do futebol.
Alguns sistemas devem ser testados até o fim de novembro e nova reunião, entre os dias 4 e 6 de março de 2001, definirá o rumo da tecnologia. Atualmente, assistentes extras têm participado dos jogos da Liga Europa e da Liga dos Campeões. Platini argumenta que prefere os olhos humanos por temer que o futebol vire um vídeo-game.
– Um juiz não é suficiente, não na era moderna quando você tem 20 câmeras acompanhando o jogo. É injusto, as câmeras podem ver tudo, mas o árbitro tem apenas um par de olhos. Toda vez que um erro é cometido, as câmeras estão lá para mostrar. O artifício pode tornar o jogo um futebol de Playstation – avaliou.
– É por isto que temos a utilização de dois assistentes a mais na Liga dos Campeões. É um caminho lógico com essas câmeras que podem flagrar tantos incidentes: quanto mais olhos ajudando o árbitro, maior a chance de diminuir estes incidentes – finalizou Platini.

Nenhum comentário: