sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Os clubes brasileiros que mais faturaram com as receitas de TV em 2009


A economia brasileira regista atualmente um dos maiores crescimentos anuais do planeta. Este fato tem naturalmente reflexo no futebol e no aumento das receitas dos clubes, em particular nas receitas provenientes da televisão.
Segundo análise da consultora Crowe Horwath RCS, as receitas de TV representaram 28% da receita gerada pelo mercado brasileiro de clubes de futebol. Em 2008, a participação da TV sobre o total gerado pelo mercado foi de 23%, a mesma percentagem que em 2007.
As receitas de televisão apresentadas incluem todas as competições em que os clubes participam, como os Campeonatos Estaduais, Campeonato Brasileiro, Taça Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil. Em 2009 o Flamengo foi líder em termos de receitas de televisão gerando certa de R$ 44,2 milhões (19 milhões de Euros), valor este que já é superior às receitas TV geradas por alguns clubes de topo de ligas Europeias de média dimensão (por exemplo a Liga Portuguesa).
O aumentos das receitas com TV no mercado brasileiro foi bastante significativo, graças ao novo contrato em vigor entre Série A e a Rede Globo para o período de 2009-2011. Este contrato, além das receitas de TV aberta e TV fechada, também inclui uma remuneração variável pelas vendas de Pay per View.

O Vasco não aparece na lista porque não disputou a Série A em 2009

Nenhum comentário: