quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Misterioso gol de Robedrto Carlos

Um estudo feito por físicos franceses tentou desvendar o "mistério" de um dos gols mais incríveis da história do futebol. Em 1997, Roberto Carlos acertou um chute com enorme efeito e surpreendeu o goleiro Barthez no empate por 1 a 1 do Brasil com a seleção local, pelo Torneio da França. A pesquisa publicada na revista científica New Journal of Physics.
A equipe de físicos franceses estudou a trajetória da bola e elaborou uma equação matemática que a descreve. Eles afirmam que a jogada pode ser repetida se a bola for chutada com muita força, com o efeito correto e - mais importante - a uma grande distância do gol.
- Nós mostramos que a trajetória natural de uma esfera quando ela gira é em espiral - disse à BBC o físico Christophe Clanet, da Ecole Polytechnique de Paris.
Ele disse ainda que a trajetória da bola saiu em formato de caracol, com a curvatura aumentando conforme ela foi viajando pelo ar. Roberto Carlos estava a 35 metros do gol.
A previsão dos físicos era de que a bola fizesse mais curvas para a esquerda, até entrar em espiral, caso não sofresse a ação da gravidade ou não encontrasse qualquer obstáculo pela frente. No caso do chute, a rede impediu a continuidade da trajetória.
Em algumas simulações feitas pelos cientistas, foram usados tanques de água e bolas de plástico com a mesma densidade da água para estudar a trajetória. Com isso, eles puderam eliminar os efeitos da turbulência aérea e da gravidade.
- Em um campo de futebol, às vezes nós vemos algo próximo a essa espiral ideal, mas a gravidade modifica um pouco as coisas. Mas se o chute for potente o suficiente, como o de Roberto Carlos, é possível minimizar o efeito da gravidade - acrescentou Clanet.

Nenhum comentário: