sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Assistente é homenageado pela ACAF

A partir de então, toda semana apresentaremos como árbitro da semana um filiado a ACAF, onde repassaremos um pouco de sua história, bem como informações sobre o seu cotidiano na arbitragem. Sendo Assim, iniciaremos essa série de reportagens apresentado como árbitro da semana o Sr. Antônio Araújo Martins (foto).

Antônio Araújo Martins é natural de Caicó/RN e aos 46 anos de idade tem uma vasta experiência nos campos do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros, pois o mesmo já atuou por diversas vezes em jogos inter-estaduais.

O mesmo dispertou o desejo pela arbitragem aos 22 anos de idade no ano de 1986 quando desempenhava a função de jogador de futebol. Em um determinado dia faltou um árbitro assistente em um jogo que o mesmo participaria, no entanto, devido a falta do árbitro assistente, foi convidado pelo então árbitro da partida, o Sr. Moreira Neto para desempenhar a função em aberto.

Após o jogo, Antônio Martins gostou do seu desempenho na partida, abandonando a carreira de jogador de futebol, passando a ser árbitro. Em 1988 engressou no quadro de arbitragem da Federação Norteriograndense de Futebol, função na qual desempenhou até o ano de 2009. Aos 46 anos, Antônio Martins faz parte do quadro de árbitros local, desempenha a função de delegado oficial da FNF e dar palestras e cursos de arbitragem na região, quando convidado pelas entidades.

Durante toda sua carreira fez grandes atuações no cenário esportivo potiguar, onde trabalhou como árbitro assistente em jogos importantes envolvendo clubes do interior e da capital. Em Caicó fez história quando trabalhou em jogos envolvendo os clubes Caicó e Corintians, sendo visto como o clássico de maior rivalidade da região, ocasião em que não era "qualquer um" que comandava o mesmo.

Ao longo de sua carreira, foram vinte anos dedicados à arbitragem do RN, sendo atuante, dedicado e imparcial no desempenho de suas funções como árbitro assistente. Perante seu rico currículo, Antônio Martins recebeu convites para atuar nas Federações do Pará, Goiás e Rio de Janeiro, não sendo aceitos pelo mesmo em virtude de suas funções profissiais em Caicó.

Antônio Martins hoje é dono de uma grande experiência nos gramados, dessa forma passa essa experiência para os árbitros que estão surgindo. O seu último jogo pela FNF foi no ano de 2009 na cidade de Major Sales/RN, envolvendo as equipes de Primo Fenandes x Macau, como mostra a foto abaixo, válido pela segunda divisão do RN.
 
Como colunista do blog da ACAF e como amigo pessoal de Antônio Martins, posso dizer que foi uma honra muito grande tê-lo ao meu lado no meu jogo de estréia no futebol profissioanal do RN, pois no seu último jogo no futebol profissional do RN, foi a minha estréia, ocasião em que apitei o meu primeio jogo profissioanl na cidade de Major Sales/RN. Na foto, está o quarteto de arbitragem composto por Gerson Kelly, Carlos José, Valdic Leão e Antônio Martins.

Em muitas ocasiões em que trabalhei com o mesmo aprendi um pouco mais, pois sempre um pouco de experiência é bem vindo e agradeço muito por ter enriquecido meu currículo com os ensinamentos passado por Antônio Martins.

Além de árbitro assistente, Antônio Martins também faz parte do quadro de árbitros da FNFS, onde é arbitro de futebol de salão desde o ano de 1998, sendo muito bem conceituado quando atua nas quadras do Seridó.

Todos que fazemos a Associação Caicoense de Árbitros de Futebol parabenizamos o mesmo pelos seus relevantes serviços prestados a arbitragem do RN, ocasião em que representou muito bem nosso seridó mediante os gramados do RN e do Nordeste. Esperamos que ele continue com a mesma convicção e que faça o que mais gosta de fazer por muitos e muitos anos aqui em nossa região. Por isso, desejamos saúde e vida longa, para que Caicó e o Seridó o tenho por muito tempo.

Por fim, agradecemos a Antônio Martins pela forma soberana em que nos passou as informações e ao mesmo tempo por tê-lo como membro da ACAF.

Na próxima semana apresentaremos o histórico do Árbitro Normando de Araújo Medeiros em nosso blog.

Fonte: ACAF (Bebeto)

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse eu conheço. ´É um homem de caratér e um grande árbitro; responsável,inteligente e de boa conduta.

Anônimo disse...

Esse eu conheço. ´É um homem de caratér e um grande árbitro; responsável,inteligente e de boa conduta.

Anônimo disse...

Pense num negócio MORGADO é a pessoa ir pra frente de um palanque de comício, e ficar lá parado, feito um pateta, vendo um politiqueiro conversar uma ruma de asneira... E o pior é que muitos desses politiqueiros são verdadeiros papudinhos, vivem nos bares enchendo a cara de cachaça. Pense nuns representantes do povo bacanas.