sexta-feira, 20 de abril de 2012

De Neymar a Valderrama: colecionador divide a casa com 1.274 minicraques

Por Diego Rodrigues

O colecionador Raphael Vieira, funcionário da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA-MG), traduziu a sua paixão pelo futebol em miniaturas de jogadores. Aos 25 anos, com o filho Luiz Gustavo, de dois anos, a mulher, os pais e um irmão, ele divide a casa em que reside em Guidoval – cerca de 298 quilômetros de Belo Horizonte – com nada menos que 1.274 minicraques. De Neymar a Maradona, Valderrama a Higuita, o repertório é grande.

A paixão começou em agosto de 2010, quando resolveu adquirir uma reprodução do zagueiro italiano Maldini, com a camisa do Milan, da Itália. E não parou mais. Primeiro pegou os atletas conhecidos, passou por outros mais bizarros, até que resolveu comprar o mesmo atleta com camisas de diferentes clubes e das respectivas seleções. Além disso, guarda algumas figuras repintadas da série Microstars com a camisa do Real Madrid, já que o clube espanhol não autorizou a empresa que fabrica a produzir jogadores com o uniforme do time de Cristiano Ronado. Raphael utilizou o prórprio talento para pintar também jogadores como Beckham, no Milan, Kaka e Rivaldo, no São Paulo, e Henry e Rafa Marquez no Red Bull New York.

Sem ter noção de quanto já gastou, ele lembra que chegou a pagar de R$1,00 a R$30,00 por unidade, como Luca Toni no Juventus, edição limitada. Hoje em dia, com as miniaturas que sobram, Raphael revende. Outras, por exemplo, ficam com o filho, para evitar problemas com a coleção intocável que toma conta do seu quarto. Só tem um problema…
- É complicado tirar tudo do lugar, separar, limpar… É bem cansativo.
Mas ver todos os minicraques, lado a lado, compensa. Pena que eles não entram em campo.

Nenhum comentário: