domingo, 13 de fevereiro de 2011

Brasileiro surfa onda gigante na remada e tenta entrar para o Guiness

Nada de segurar corda e ser puxado por jet ski. O baiano Danilo Couto, morador de longa data da ilha de Maui, no Havaí, embarcou numa cruzada para escrever seu nome na história após descer aquela que pode ser a maior onda surfada apenas na remada - cerca de 20 metros, em Jaws. Documentado, o feito da última terça-feira será inscrito no XXL, o Oscar das Ondas Gigantes, e enviado ao Livro dos Recordes.
Danilo Couto surfe - onda gigante Jaws (Foto: Divulgação)Danilo Couto na onda em Jaws: tentativa de entrar para o Livro dos Recordes (Foto: Divulgação)
Quem faz a medição oficial da onda e encaminha para o Guiness é a própria XXL, portanto os 20m ainda não são oficiais. A maior onda já surfada até hoje na remada foi em Mavericks, na Califórnia, no ano passado. No dia 13 de fevereiro, Shawn Dollar desceu uma onda de 18,5m, e o feito foi oficializado no Livro dos Recordes.
Clique aqui e confira, na página 8, o vídeo com a onda surfada por Danilo
Geradas por uma intensa tempestade, as ondas gigantes de Jaws na terça-feira foram encaradas por Danilo e outros surfistas como Ian Walsh, Mark Healey, Greg Long e Siou Milosky. Os próprios companheiros admitiram que Danilo pegou "a onda do dia".
Danilo foi finalista do XXL em 2010, assim como os também brasileiros Carlos Burle e Alex Martins, mas nenhum deles ficou com o prêmio. No feminino, Maya Gabeira levou o troféu pela quarta vez.

Nenhum comentário: