segunda-feira, 12 de julho de 2010

Na prorrogação, Espanha vence Holanda e leva taça inédita

Em jogo dramático, a Espanha acabou neste domingo com a fama de 'amarelar' em momentos decisivos e conquistou o título mais importante de sua história: a Copa do Mundo da África do Sul. Logo na primeira final que disputou, a Fúria confirmou seu favoritismo, mas só conseguiu vencer a Holanda na prorrogação, por 1 a 0, no estádio Soccer City, em Johanesburgo.
Aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, Iniesta recebeu na direita e chutou forte para marcar o gol que marcará sua vida. De quebra, o rótulo de fracassar em jogos importantes fica com a Holanda, que caiu em sua terceira final de Mundial (1974, diante da Alemanha; e 1978, contra a Argentina).
Antes desta Copa de 2010, a melhor campanha da Fúria fora o quarto lugar em 1950, no Brasil. Apesar de ter um dos campeonatos mais badalados do mundo, a Espanha vinha acumulando decepções, até que impressionou o planeta com o futebol apresentado no título da Eurocopa de 2008.
O desempenho nos últimos anos fez com que a seleção de Vicente Del Bosque chegasse à África do Sul como uma das favoritas. Apesar do susto na estreia, quando perdeu para a Suíça, a equipe se recuperou e venceu Honduras, Chile, Portugal, Paraguai e Alemanha.
Diante de 84.490 torcedores, as duas finalistas abusaram das faltas e jogadas violentas, abrindo mão do bom futebol que apresentaram antes da decisão. Mas a seleção espanhola sempre teve mais iniciativa.
A festa agora é da Espanha, que entrou para o seleto grupo de campeões mundiais, ao lado de Brasil, Itália, Alemanha, Uruguai, Argentina, Inglaterra e França. Em 2014, as melhores seleções do mundo voltam a duelar, desta vez em território brasileiro.

fonte:Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: